quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Padrão de Excelência




O PADRÃO DE EXCELÊNCIA

Filipenses 3: 7à 14 "Sim deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Jesus Cristo meu Senhor. Por amor do qual, perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo".

Quando comparamos o que somos ou tudo o que temos, com os padrões humanos, podemos achar que temos o melhor, ou que poderíamos ter o melhor de acordo com o que o mundo nos oferece. Quando não conhecemos a excelência, nosso padrão de comparação fica aquém da realidade, ele se torna medíocre. Assim, se torna o homem que não conhece a Deus, o seu padrão de comparação será humano e o padrão humano comparado ao que Deus é se torna refugo, como afirmou Paulo na carta aos Filipenses, já que Deus é incomparável, nada pode ser comparado ao que Deus é, Ele é a real excelência, o mais perfeito, onde nenhuma falha há. Paulo entendeu isso, no momento em que foi confrontado com o caráter de Deus, Paulo não se comparava mais com os homens, nem a padrões humanos, mas sua referência, agora, era o próprio Deus. Após esse conhecimento de Deus, ele pôde reconhecer em si, o que ele realmente era, o quão miserável e desprezível como pessoa ele havia se tornado. O que, quão nada era o tudo que antes possuía, se comparado a um Deus perfeito. Ao adquirirmos pleno conhecimento da verdade, torna-se manifesto o nosso verdadeiro caráter, nossas limitações e nossa falibilidade, a verdade nos liberta de nós mesmos e de nossas conjecturas.
Na parábola do Filho Pródigo, o jovem que antes viveu na casa do pai, tendo tudo ao seu alcance, agora, se vê diante de uma situação de miséria e caos, preste a comer comida de porcos. No momento de fome, qualquer comida pode trazer saciedade, no entanto, nem tudo que mata a fome é saudável, há comidas que saciam a fome, mas adoecem o corpo.
Saciamos nossa fome com os banquetes desse mundo e adoecemos nossa alma, espírito e na grande maioria das vezes o nosso corpo.
O padrão de qualidade de Deus, não é o padrão humano. A comida que Deus nos serve, alimenta a alma, o espírito e o corpo e nos purifica de toda imundícia e doença, porque o padrão de Deus é perfeito, Ele é o Pão Vivo que desceu do céu e que todos os dias nos serve um banquete na sua presença.
Precisamos nos deixar moldar, e nos tornarmos qualificados aos padrões eternos, para que quando os perecíveis nos forem acrescentados, (Mateus6:33) , eles não se tornem "deuses" diante de nós. Muitas vezes não recebemos porque não estamos preparados.
Se não conhecemos o que é bom, perfeito e agradável, como saber se temos nos deleitado no que é detestável? Só se sabe o que é bom, aquele que já provou. Deus é o que há de melhor, pois todas as coisas estão sujeitas a Ele e foram criadas por Ele e para Ele.
Se achamos que não há preço a pagar para sermos felizes, saibamos que há um preço a pagar, e esse preço foi pago na cruz do calvário. Jesus pagou todo preço, o preço de toda mediocridade, de todo pecado, de toda dor e de todas as bençãos nas regiões celestes. Tudo foi pago ali, para que o padrão de excelência de Deus nos tornasse disponível. Tendo tudo disponível, às vezes,  preferimos continuar comendo a comida dos porcos.
Que o Espírito Santo possa nos libertar de nós mesmos e de nossa visão imperfeita, para que assim como Paulo, possamos dizer: "Sim, deveras considero tudo com perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Jesus Cristo. Por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo".
Em 1 Cor. 2:9 diz: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamis penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam e são chamados segundo o seu propósito"
Em 1 Cor. 3:18 à 23 diz: "Ninguém se engane a si mesmo: Se alguém dentre vós se tem por sábio nesse século, faça-se de estulto para se tornar sábio.
Porque a sabedoria desse mundo é loucura diante de Deus, porque também está escrito:
Ele apanha os sábios na própria astucia deles, E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos do sábio que são vãos.
Porquanto, ninguém se glorie nos homens, porque tudo é vosso; seja Paulo, seja Apolo, seja Céfas. Seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam coisas presentes, sejam as futuras tudo é vosso, e vós de Cristo e Cristo de Deus".
Sendo assim, amados, se tudo que nos foi dado é de Cristo e Cristo é de Deus, todo dom perfeito e tudo que é perfeito vem D"Ele e isso seja o que realmente busquemos. Amém.

Que Deus nos abençoe e nos conduza para o alvo da soberana vocação, perfeita e agradável.

Simone Becker

Nenhum comentário:

Postar um comentário